Palavras soltas, traduzindo pensamentos, sentimentos, desejos e insanidades...

O meu ser desorganizado, unindo tudo aquilo que deveria, mas ainda não é, ou tudo o que é, mas aliado a insensatez do ser, apenas existe...

Um espaço meu que divido com todos aqueles que não se contentam em apenas ser...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Um grande momento de dor


Acho que muita gente como eu, acompanhou, ou pelo menos viu o caso da mulher grávida de sete meses que morreu em acidente de trânsito na noite de Ano Novo.

Contrariando provavelmente até as próprias expectativas de todos os envolvidos, o Ano realmente não começou com um Ano Bom.

O que quero retratar e devanear, é que esse acidente, apesar de ter chegado à mídia mais calorosamente, acontece todos os dias, em São Paulo e em várias outras cidades...

Já ouvi opiniões diversas sobre o que aconteceu, uns culpando o marido, outros culpando o motorista bêbado, enfim... não é minha intenção definir quem é o bandido ou o mocinho nessa estória, mas talvez me colocar como o advogado do diabo, defendendo os dois lados...

Li num post de um amigo, referindo-se aos motoristas que dirigem bêbados como vilões, seres inescrupulosos e sem coração, não concordo... Não acredito que aquele homem seja um ser indigno de perdão e arrependimento.

Já dirigi depois de beber algumas vezes e por sorte, ou simplesmente obra do destino nada aconteceu... concordo com a irresponsabilidade dos meus atos e por isso temos a lei que está ai para punir aqueles que a infringirem.

Porém quero levantar uma outra questão, talvez muito mais polêmica, sem generalizações...

Penso na cabeça, e não na física, mas os pensamentos daquele homem, ao saber que além de bater o carro, de sofrer um acidente, ainda tirou a vida de uma mãe, que não chegou a dar a luz ao seu filho, que morreu também, antes de vir ao mundo.

Não o conheço, nem sei de sua índole, mas acreditando ou supondo que ele fosse alguém igual a mim, ou igual a você, pessoas de bem, com seus próprios sonhos, desejos e crenças, tenho a certeza que o sentimento que corrói seu coração hoje é muito maior do que os 20 mil que pagou pela fiança. A sensação de impotência, de pensar que você sem intenção nenhuma tirou uma vida e impediu outra de nascer, vai ecoar sobre seus pensamentos eternamente.

Não quero aqui livrá-lo de suas responsabilidades, dirigir sob efeitos de álcool ou outra droga não é legal, é injusto, é desrepeitar outro ser humano, é egoísmo, um egoísmo tolo.
Eu mesma posso afirmar que nunca saberemos depois de um copo o quanto estamos bem para dirigir, o que quero é acreditar que o ser humano tem jeito, que podemos sim, mudar o mundo com nossas leis, sendo mais fiéis a elas.

Eu tenho dois filhos, que hoje são o motivo por ainda querer acreditar, penso muito em como será adolescência deles, que mundo existirá daqui uns cinco, dez anos... eu não sei, mas vendo mais um caso, onde o ser humano, uma pessoa comum, jovem, feliz, saindo de uma festa, por um simples minuto, um minuto fez com que sua vida mudasse inteiramente, e por mais que digam que nossas leis são péssimas e ele ainda poderá se "livrar" dessa, "numa boa", eu discordo, a vida dele, jamais será a mesma.

E é nesse ponto de reflexão que eu cheguei e espero de verdade que muitos mais de nós possam chegar, só precisamos de um minuto, um único minuto para que com uma batida de carro, ou um atropelamento, ou qualquer outro fato, faça nossa vida dar um giro de 360º e não volte mais a ser como antes.

Não serei hipócrita dizendo que deixarei de frequentar minhas festas, barzinhos e afins, não, sei que continuarei indo, mas após ver tudo isso, irei de taxi, ou ser a sóbria da vez.

Acredito em destino, acredito que existem fatalidades e fatos que talvez não possam ser mudados, mas eu, apenas eu, não quero carregar a certeza que posso ter facilitado para que o destino agisse, aproveitando um erro meu. 

Um comentário:

  1. Concordo com você, não há castigo maior do que matar a mulher grávida do próprio filho...
    Mas podia ser pior... poderia ser vc, eu, meu filho, seu filho...

    Neste momento, ele será pego como exemplo!!!!!

    E voltar de táxi, com certeza é a melhor opção!

    ResponderExcluir